Oi, gente! Tudo bem com vocês? No último capítulo de botânica, estudamos quatro importantes grupos de plantas. Vamos relembrar o que aprendemos?
Briófitas
As briófitas são plantas não vasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. São plantas pequenas, que geralmente crescem em ambientes úmidos e sombrios. Exemplos de briófitas são os musgos, as hepáticas e os antóceros.
Musgos
Os musgos são as briófitas mais comuns. São plantas que geralmente crescem em tapetes verdes ou marrons. São importantes para o ecossistema, pois ajudam a reter a umidade do solo e a controlar a erosão.
Hepáticas
As hepáticas são plantas que geralmente crescem em forma de talos achatados. São menos comuns que os musgos, mas também são importantes para o ecossistema. As hepáticas ajudam a fixar o nitrogênio do ar, o que é essencial para o crescimento das plantas.
Antóceros
Os antóceros são as briófitas mais raras. São plantas que geralmente crescem em forma de talos eretos. Os antóceros são importantes para o ecossistema, pois ajudam a fixar o nitrogênio do ar e a controlar a erosão.
Pteridófitas
As pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva. São plantas que geralmente crescem em ambientes úmidos e sombrios. Exemplos de pteridófitas são as samambaias, as avencas e os licopódios.
Samambaias
As samambaias são as pteridófitas mais comuns. São plantas que geralmente crescem em florestas tropicais e subtropicais. As samambaias são importantes para o ecossistema, pois ajudam a controlar a erosão e a fornecer alimento e abrigo para animais.
Avencas
As avencas são plantas que geralmente crescem em pântanos e brejos. São plantas importantes para o ecossistema, pois ajudam a controlar a erosão e a fornecer alimento e abrigo para animais.
Licopódios
Os licopódios são plantas que geralmente crescem em florestas tropicais e subtropicais. São plantas importantes para o ecossistema, pois ajudam a controlar a erosão e a fornecer alimento e abrigo para animais.
Gimnospermas
As gimnospermas são plantas vasculares que não produzem flores. São plantas que geralmente crescem em florestas temperadas e boreais. Exemplos de gimnospermas são os pinheiros, os ciprestes e os teixos.
Pinheiros
Os pinheiros são as gimnospermas mais comuns. São árvores que geralmente crescem em florestas temperadas e boreais. Os pinheiros são importantes para o ecossistema, pois fornecem madeira, resina e alimento para animais.
Ciprestes
Os ciprestes são árvores que geralmente crescem em florestas temperadas e boreais. Os ciprestes são importantes para o ecossistema, pois fornecem madeira e alimento para animais.
Teixos
Os teixos são árvores que geralmente crescem em florestas temperadas e boreais. Os teixos são importantes para o ecossistema, pois fornecem madeira e alimento para animais.
Angiospermas
As angiospermas são plantas vasculares que produzem flores. São plantas que geralmente crescem em todos os climas. Exemplos de angiospermas são as árvores frutíferas, as hortaliças e as flores.
Árvores frutíferas
As árvores frutíferas são plantas que produzem frutos, que são importantes para a alimentação humana. Exemplos de árvores frutíferas são a macieira, a laranjeira e a bananeira.
Hortaliças
As hortaliças são plantas que são cultivadas para serem consumidas pelos seres humanos. Exemplos de hortaliças são a alface, o tomate e a cenoura.
Flores
As flores são plantas que são cultivadas para fins ornamentais. Exemplos de flores são a rosa, o lírio e o girassol.
Bom, esses foram os quatro importantes grupos de plantas que estudamos no último capítulo. Espero que vocês tenham gostado e aprendido muito! Até a próxima!