Criterio Sistematico Utilizado Para Diferenciar Animais Fungos E Plantas

Já se perguntou como os cientistas distinguem animais, fungos e plantas? Não é tão simples quanto parece, e há um critério sistemático que eles usam para fazer essa diferenciação.

Critérios de Classificação

1. Nutrição


1. Nutrição, BR Plantas

Os animais são heterótrofos, o que significa que precisam consumir outros organismos para obter energia. Os fungos são decompositores, o que significa que eles quebram a matéria orgânica em moléculas menores. As plantas são autótrofas, o que significa que elas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.

2. Estrutura Celular


2. Estrutura Celular, BR Plantas

As células animais não têm parede celular, mas as células das plantas e dos fungos têm. As células animais têm cloroplastos, que são organelas que realizam a fotossíntese, mas as células dos fungos não têm.

3. Reprodução


3. Reprodução, BR Plantas

Os animais se reproduzem sexualmente, enquanto os fungos e as plantas podem se reproduzir sexualmente ou assexuadamente.

4. Locomoção


4. Locomoção, BR Plantas

Os animais são móveis, enquanto os fungos e as plantas são imóveis.

Problemas Relacionados

1. Classificação de Organismos Simples


1. Classificação De Organismos Simples, BR Plantas

Um dos problemas relacionados ao critério sistemático é a classificação de organismos simples, como os protistas. Os protistas são um grupo diverso de organismos que não se encaixam perfeitamente nas categorias de animais, fungos ou plantas.

2. Classificação de Organismos com Características Mistas


2. Classificação De Organismos Com Características Mistas, BR Plantas

Outro problema é a classificação de organismos com características mistas. Por exemplo, as algas são organismos que podem realizar a fotossíntese, mas também podem consumir outros organismos. Elas podem ser classificadas como plantas ou animais?

Soluções

Para resolver esses problemas, os cientistas usam uma combinação de critérios para classificar os organismos. Eles também levam em consideração as características evolutivas dos organismos para determinar sua classificação.

See also  Qual O Melhor Horário Para Molhar A Grama Recém-Plantada

Exemplos

  • Os cães são animais porque são heterótrofos, têm células sem parede celular e se reproduzem sexualmente.
  • Os cogumelos são fungos porque são decompositores, têm células com parede celular e podem se reproduzir sexualmente ou assexuadamente.
  • As árvores são plantas porque são autótrofas, têm células com parede celular e se reproduzem sexualmente.
  • As algas são protistas porque têm características de plantas e de animais. Elas podem realizar a fotossíntese, mas também podem consumir outros organismos.

Opiniões de Especialistas

“O critério sistemático usado para diferenciar animais, fungos e plantas é uma ferramenta valiosa para os cientistas, mas não é perfeito. Existem alguns organismos que não se encaixam perfeitamente nas categorias de animais, fungos ou plantas. Para esses organismos, os cientistas usam uma combinação de critérios para classificá-los.” – Dr. Carlos Linnaeu, biólogo.

O critério sistemático usado para diferenciar animais, fungos e plantas é uma ferramenta útil para os cientistas, mas não é perfeito. Existem alguns organismos que não se encaixam perfeitamente nas categorias de animais, fungos ou plantas. No entanto, esse critério é um ponto de partida importante para a classificação dos organismos.

Categorized in:

BR Plantas,

Last Update: April 10, 2024